Liberdade de expressão ou liberdade para o Sader?
Liberdade de expressão é um direito que não é dado, é conquistado. Conquistado a cada dia, a cada instante. Em todas as nossas atitudes, lá está o esforço para aumentar o círculo onde podemos expor livremente nossas idéias. E a única forma de aumentar o diâmetro desse círculo é sair dele por um instante, transgredir, abusar.
Algumas pessoas abusam demais. Devemos calá-las? Óbvio que não. A liberdade de expressão deve ser mantida, mesmo sob fechado cerco ideológio e sob patrulha do politicamente correto. Felizmente, há mecanismos aos quais podemos apelar contra aquela transgressão abusiva, a transgressão que nos ofende, que nos intimida, que visa a nos caluniar e desprestigiar perante nossos semelhantes.
O que o Emir Sader fez foi abusivo. Saiu das críticas elaboradas, das acusações possíveis para entrar num terreno perigoso, de acusações criminais sem provas. Deve ser calado? Claro que não. Tem todo direito de se expressar como quiser, na linguagem que quiser, no veículo que puder.
Vou mudar a pergunta: deve ficar impune? Não sei. Existem leis a serem cumpridas nesses casos. Jorge "Bohnhausen" está errado em processar? Não, não está, assim como há pessoas que processam o Mainardi, o Olavo, o Jabor e outros farofeiros e são aplaudidas pelo mesmo público que chama de "censura" o processo contra Sader. Pra uns, o processo; pra outros, a compreensão. É essa a esquerda que queremos? Essa esquerda limitada, oportunista. de um pragmatismo egoísta?
Não concordo com a punição que foi aplicada a Sader, mas isso não significa que ele deva ficar impune se a lei entender que cometeu uma falta. A lei deve valer pra todos, vermelhos e liberais. Voltando ao que falei lá em cima, a liberdade de expressão é um direito a ser constantemente conquistado. Conquistado com esforço, com luta, com grito, mas também com responsabilidade, ética e coragem. Responsabilidade pra falar o que pode provar, ética para não distorcer argumentos que serão usados, coragem para assumir a culpa sobre o que falou, para não voltar atrás, para não se esconder. Nos três casos acho que o Sader falhou.
Sem dúvida a esquerda precisa ser renovada. E as ossadas enterradas de vez.

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home